Em termos muito amplos, o comércio de alta freqüência (também conhecido como HFT) refere-se à compra e venda de ações em velocidades extremamente rápidas com a ajuda de computadores poderosos. Usando algoritmos complexos, esses computadores podem digitalizar dezenas de mercados públicos e privados simultaneamente, executar milhões de pedidos por segundo e alterar estratégias em questão de milissegundos. [1] Nas empresas de comércio de alta freqüência dos EUA representam 2,0% das aproximadamente 20 mil empresas que operam hoje, mas respondem por 73,0% de todo o volume de negociação de ações. [2]
Como funciona uma ordem rápida usando HFT?
"Alguns mercados, como o NASDAQ, oferecem aos comerciantes de alta freqüência uma olhada em pedidos de 30 milissegundos - 0,03 segundos - antes de serem mostrados a todos os outros, o que permite que os comerciantes lucrem com ações negociando muito rapidamente que eles sabem que em breve estarão em alta demanda. Cada comércio gera centavos, às vezes milhões de vezes por dia. " - A vantagem de trinta milissegundos. O jornal New York Times.
Através de ordens flash do NASDAQ. Empresas de comércio de alta freqüência obter uma olhada nessas ordens de 30 milissegundos antes de serem mostrados a todos os outros. Tendo detectado uma demanda por ações da INTC, os computadores nessas empresas então começam a emitir pequenas encomendas imediatas ou canceladas (IOC) em níveis específicos acima do preço atual das ações da INTC. Se a primeira ordem de venda em $ 26.15 é aceite pelo comprador, outra ordem de venda em $ 26.20 é emitida, e assim por diante.
Isto continua até que uma ordem de venda em $ 26.45 seja emitida. Como o preço limite do comprador é de US $ 26,40, a ordem de venda em US $ 26,45 é rejeitada. Nesta fase, os computadores das empresas inundam o comprador com ordens de venda em US $ 26,39, causando a maior parte da ordem da empresa de 100.000 ações INTC a ser preenchido em US $ 0,29 centavos acima do preço de mercado.
Em circunstâncias normais, um comprador veria a ordem de venda em $ 26.15 e poderia subseqüentemente deixar cair o preço limite em sua ordem. No entanto, computadores de negociação de alta freqüência são tão rápidos que, a menos que o comprador possuía máquinas comparáveis, ele / ela não teria chance de fazer isso.
Quem se envolve em HFT?
As firmas que se dedicam à negociação de alta freqüência incluem mesas de negociação proprietárias em um pequeno número de grandes bancos de investimento (como Goldman Sachs e Merrill Lynch), centenas de grupos proprietários mais secretos (como Wolverine, Renaissance Technologies, IMC e Getco) e menos Mais de 100 dos hedge funds mais sofisticados. [2] Como regra, eles tendem a ser secreto, furtivo, inteligente e relativamente desconhecido.
Componentes das estratégias HFT
Negociação de alta freqüência é caracterizada por uma alta rotatividade de capital. As posições têm tempos de espera muito curtos em respostas computadorizadas a situações de mercado. Normalmente, o comércio de alta freqüência se aplica a vários negócios a cada dia, ganhando pequenos retornos por comércio, com posições muito limitadas, se houver, assumidas de um dia para o outro. As posições overnight não são consideradas para negociação de alta velocidade, porque com a atual volatilidade nos mercados, que estendem a maior parte da atividade de negociação durante o período de 24 horas, eles são particularmente arriscados. Além disso, as posições overnight tiradas na margem têm de ser pagas à taxa de juro referida como uma taxa de carry over overnight, diminuindo a rentabilidade deste tipo de operações.
Baixa Latência
As estratégias de negociação de alta freqüência são altamente dependentes da latência ultra-baixa. [2] Para realizar qualquer benefício real da implementação dessas estratégias, uma empresa deve ter uma plataforma de negociação em tempo real, colocated, alta freqüência, onde os dados são coletados e ordens são criados, roteados e executados em tempos sub-milissegundo. [2]
Ultra-Low Latency Acesso direto ao mercado. Para as estratégias HFT, a velocidade de execução é fundamental. DMA ou DSA (algo) são meios de executar o fluxo negociando em um venue selecionado quase ignorando os métodos discricionários dos corretores. Para a falta de interação com o corretor isso às vezes é referido como não-toque. O fluxo de DMA passa diretamente pelo gateway de mercado de DMA e para o local enquanto passa embora a verificação de risco rigorosa e os algoritmos de manutenção de posição. É neste momento os corretores podem monitorar o comportamento de seus clientes DMA. Para fins de negociação de HFT, o DMA não deve atrasar ordens de mais de um milissegundo com algumas empresas de tecnologia capaz de atingir tempos de ida e volta nos microssegundos. Com a capacidade de co-localizar as caixas-pretas dos comerciantes de HFT com o DMA ao lado do mecanismo de correspondência de um local, a latência ultra-baixa pode ser alcançada.
Classes e Intercâmbios de Ativos Múltiplos
Uma vez que muitas estratégias de negociação de alta freqüência exigem transações em mais de uma classe de ativos e em trocas múltiplas, é necessária infra-estrutura adequada para facilitar a conectividade de longa distância entre diferentes data centers. [2]
Vida útil limitada
A vantagem competitiva de uma estratégia de negociação de alta freqüência se dilui com o tempo. Embora a estratégia de negociação de alto nível de uma empresa possa permanecer consistente ao longo do tempo, suas estratégias de micro-nível são constantemente alteradas por duas razões importantes. [2] Em primeiro lugar, uma vez que o comércio de alta frequência depende de interacções de mercado extremamente precisas e de correlações de segurança, os comerciantes precisam ajustar regularmente o código para refletir mudanças sutis no mercado dinâmico. [2] Em segundo lugar, a inteligência competitiva é tão boa em empresas comerciais rivais que cada uma está exposta à susceptibilidade crescente de suas estratégias sendo invertidas, transformando suas idéias mais rentáveis em suas mais arriscadas. [2]
Crítica de HFT
Em 21 de julho de 2009, após o roubo de código secreto da plataforma de negociação de alta freqüência da Goldman, Sergey Aleynikov, Matthew Goldstein, da Reuters [4], pediu "que os reguladores de valores mobiliários comecem a olhar mais de perto os chamados Negociação de alta freqüência e o impacto que esta estratégia de negociação de velocidade de luz [estava] tendo nos mercados. " Ele argumentou que se "um código de computador [era] valioso o suficiente para alguém roubar, e suficientemente crítico para uma empresa de Wall Street para ir às autoridades federais para proteger, alguém pensaria que os reguladores gostariam de saber por que é tão importante".
Em 24 de julho de 2009, Karl Denninger do Market Ticker [5] acusou os comerciantes de alta freqüência de "investigar intencionalmente o mercado com minúsculas ordens [.] Para obter uma visão ilegal na disposição do outro lado para pagar. Ordens em diferentes níveis] pretendia fazer uma e só uma coisa, manipular o mercado descobrindo [.] Uma informação oculta - o preço limite do outro lado! " Ele prosseguiu argumentando que "a presença desses programas garantiria enormes lucros aos bancos que os executam" e que "os compradores de varejo ficariam ferrados, já que o mercado se movia muito mais rápido do que o contrário".
Em 24 de julho de 2009, o senador Charles E. Schumer, democrata de Nova York, presidente do comitê de regras e administração do Senado, escreveu em carta a Mary Shapiro, presidente da SEC. Que a técnica conhecida como ordens flash "dá aos comerciantes de alta freqüência usando computadores relâmpago-rápidos uma vantagem injusta." Ele pediu à SEC que "atuasse para proibir o uso de chamadas" ordens flash "em relação aos períodos de exibição opcional atualmente permitidos pelo Programa de Liquidez Abreviada da Direct Edge, Programa de Compra em Tempo Real da NASDAQ e Programa de Liquidez Opcional BATS Bolt. O Sr. Schumer escreveu que pretendeu introduzir a legislação que barra a técnica se a agência não travasse esta prática.
Em 17 de setembro de 2009, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA propôs a proibição de ordens rápidas depois que os legisladores disseram que a prática pode dar aos fundos de hedge uma vantagem sobre outros investidores. Os comissários da SEC votaram por unanimidade para buscar comentários públicos sobre uma regra que impede que trocas e plataformas de negociação dêem aos clientes acesso a informações sobre ordens de ações uma fração de segundo antes do mercado. A proposta exige uma segunda votação em uma reunião pública posterior para tornar-se vinculativo. Nasdaq OMX Group Inc. e Bats Global Markets voluntariamente caiu flash pedidos em agosto após a prática atraiu escrutínio do Congresso e da SEC. A NYSE Euronext, operadora da maior bolsa do mundo, é a única que não ofereceu ordens flash. A decisão pressiona a Direct Edge Holdings LLC, a única rede de ações que ainda permite a prática.
O poder real por trás de negociação predatória de alta freqüência]
Referências
No comments:
Post a Comment